VOLTAR

Tipos de Parkinsonismo

A Doença de Parkinson é um tipo de Parkinsonismo (ou Síndrome Parkinsoniana), termo científico genérico que engloba algumas doenças com sintomas semelhantes, como tremor, rigidez muscular e lentidão de movimentos. Dentre elas, a Doença de Parkinson é a mais comum na população. 

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde, a Doença de Parkinson atinge cerca de 1% da população mundial com mais de 65 anos. A estimativa é que sejam aproximadamente 200 mil pessoas no Brasil, segundo o Ministério da Saúde.

Confira as principais doenças caracterizadas como Síndrome Parkinsoniana:

Doença de Parkinson

O Parkinson – também chamado Parkinson idiopático – é uma doença degenerativa do sistema nervoso central. Ela é crônica e progressiva. “É causada por uma diminuição intensa da produção de dopamina, que é um neurotransmissor (substância química que ajuda na transmissão de mensagens entre as células nervosas)”, conforme descreve o Hospital Israelita Albert Einstein.

Esse neurotransmissor está por trás dos nossos movimentos voluntários, que são aqueles que realizamos automaticamente. “Não precisamos pensar em cada movimento que nossos músculos realizam, graças à presença dessa substância em nossos cérebros”, acentua o Einstein, em seu site. Sem a dopamina, há a perda do controle dos movimentos.

Com o envelhecimento, ocorre naturalmente a morte progressiva de células nervosas, mas no paciente com Parkinson isso ocorre de forma mais acelerada. As causas, porém, ainda não são conhecidas, mas a doença deve ser desencadeada por fatores genéticos ou ambientais. 

Os sintomas característicos do Parkinson são: 

  1. Tremores de repouso (por exemplo, quando a pessoa está com os braços relaxados e a mão fica trêmula), principalmente nos membros superiores, podendo acontecer em apenas um dos lados do corpo.
  2. Lentidão motora (chamada bradicinesia), em que há morosidade anormal dos movimentos voluntários.
  3. Rigidez nas articulações, especialmente no cotovelo, punho, ombro, tornozelo e coxa.
  4. Desequilíbrio ou instabilidade na postura.

A pessoa que tem Parkinson também pode ter perda olfativa e alterações no sono e no intestino. Alguns pacientes podem, ainda, sentir dor ou desconforto e sofrer de ansiedade e/ou depressão.

Parkinsonismo induzido por medicamentos

Alguns medicamentos causam os mesmos sintomas da Doença de Parkinson. Entre eles, alguns ministrados para tonturas, vertigens, hipertensão e doenças psiquiátricas. O que acontece é que alguns desses medicamentos bloqueiam ou inibem a ação da dopamina, desencadeando os sintomas do Parkinson.

Raramente os sintomas são progressivos e, em geral, basta parar com o medicamento para reverter o quadro.

Parkinson Plus ou Paralisia Supranuclear Progressiva

Essa doença, que é progressiva, ocorre a partir dos 40 anos, e o paciente tem problemas de equilíbrio, lentidão dos movimentos, rigidez, podendo até ter prejudicadas as funções da visão, da fala e da deglutição. 

Parkinsonismo Vascular

Entre os principais sintomas do Parkinsonismo Vascular estão: lentidão de movimentos, rigidez, passadas curtas, além de problemas de fala e de memória. Este tipo de Parkinsonismo afeta mais os membros inferiores. Outra diferença é que essa doença não é progressiva. 

Há indicações de que o Parkinsonismo Vascular tem relação com hipertensão e diabetes e há indícios de que outros fatores (como AVC e problemas cardíacos) predispõem o paciente a desenvolvê-la.

Tremor Essencial

É uma doença em que o paciente tem tremores nas mãos e nos braços, mas não durante o repouso como no Parkinson, e sim durante movimentos, como aqueles para segurar um objeto, como a escova de dentes ou um copo.

Degeneração Corticobasal

Esse tipo de Parkinsonismo é raro e progressivo, e costuma afetar mais um lado do corpo. O paciente apresenta sintomas tais quais os do Parkinson, e outros, como alterações no comportamento, na personalidade e nos processos mentais. É possível ainda que haja perda de sensibilidade ao toque e dificuldades com a fala. 

Outro sintoma que pode acometer o paciente é a chamada síndrome do membro alienígena, um distúrbio em que o membro parece ter adquirido vida própria, realizando tarefas complexas e involuntárias, como a mão que insiste em abrir o botão da camisa, por exemplo.

Demência de Corpos de Lewy

É um tipo de demência progressiva que mescla sintomas do Parkinson e do Alzheimer. Essa doença causa confusão de pensamentos e perda de memória, além de alucinações, rigidez muscular, lentidão de movimentos e tremores, para citar os principais.

Atrofia de Múltiplos Sistemas

No início da manifestação dessa doença que causa a degeneração das células nervosas, os sintomas são bem parecidos com os do Parkinson: lentidão de movimentos e rigidez. Também pode haver dificuldades para falar e até impotência masculina, entre outros. 

A Atrofia de Múltiplos Sistemas costuma afetar pessoas mais jovens, entre 40 e 60 anos, do que o Parkinson, que é mais comum após os 60 anos.

Diagnóstico

Por conta das semelhanças entre essas doenças, o diagnóstico nem sempre é fácil ou rápido. Geralmente, o médico especialista precisa acompanhar o paciente por um tempo, para ir observando-o. Não é raro levar alguns anos para se obter um diagnóstico preciso. 

Por isso, familiares e cuidadores do paciente precisam ter calma e paciência. Não adianta ficar trocando de especialista em busca de um diagnóstico rápido e certeiro. A cada troca, o processo de observação volta à estaca zero.

Fontes:

http://www.blog.saude.gov.br/index.php/34589-doenca-de-parkinson

https://www.einstein.br/doencas-sintomas/parkinson

https://neurodor.com.br/tipos-de-parkinsonismo/

https://www.movementdisorders.org/MDS-Files1/Education/Patient-Education/Corticobasal-Degeneration/pat-Handouts-CBD-Portuguese-v1.pdf

COMPARTILHAR:

CONTEÚDOS RELACIONADOS

EDITORIA
O que é o Alzheimer?
EDITORIA
O que é Transtorno de Ansiedade Generalizada?
EDITORIA
O que é Depressão?