VOLTAR

Como lidar com a velhice?

Estamos vivendo mais! Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tinha 30,2 milhões de pessoas acima de 60 anos em 2017. Em cinco anos (de 2012 a 2017), o número de idosos cresceu 18%, e promete continuar aumentando. 

A longevidade é resultado da evolução da medicina e seus tratamentos, assim como da tecnologia. Isso, entretanto, de nada adiantaria sem a maior conscientização das pessoas em busca de uma vida mais saudável e com mais qualidade. A longevidade, portanto, é a soma desses fatores.

A cada um de nós cabe cuidar da saúde física e mental, para podermos usufruir desse tempo maior de vida nos sentindo bem. E sempre é tempo para isso; nunca é tarde para começar a criar novos hábitos em prol da saúde, assim como abandonar o que causa malefícios. 

Claro que nem todos envelhecem do mesmo jeito, até porque existem os fatores genéticos e hereditários. Por isso, dependendo da situação, o idoso pode – e merece – ter a atenção de terceiros, podendo ser integrantes da família ou, quando necessário, de cuidadores contratados.

O importante é que as pessoas que convivem com as pessoas mais velhas a tratem com amor e carinho. Aceitação da condição e respeito aos limites do idoso devem nortear as ações, já que é um erro tomar à frente de tudo. Ou seja, o ideal é deixar que essa pessoa, que tem uma longa história de experiências de vida, continue tendo autonomia para fazer tudo o que é capaz, física e mentalmente.

Autocuidado

Não importa se o idoso é totalmente independente ou não, todos devem estar atentos a uma série de dicas de autocuidados que vão aumentar a qualidade de vida e, de quebra, estender ainda mais a almejada longevidade. 

Vamos a elas:

  1. A alimentação deve ser a mais equilibrada possível. Significa que verduras, legumes, frutas devem ser reforçados, sem abrir mão de proteínas e carboidratos. Variedade é a palavra de ordem aqui. Uma dica valiosa é que no prato haja alimentos de várias cores. Quanto mais coloridos, melhor. 
  2. Conforme envelhecemos, esquecemos de tomar água, e ela é fundamental para o organismo. O corpo precisa de cerca de 2 litros de água todos os dias para uma hidratação ideal. Para promover uma variação, a água pode ser saborizada com rodelas de frutas (como laranja, limão ou kiwi, por exemplo; folhas de hortelã na água é outra opção). Vale também os chás, quentes ou frios, mas sem açúcar. Outra boa pedida é a água de coco.
  3. Naturalmente, com o avanço da idade, a memória vai se degradando. Como os idosos, quase sempre, tem vários medicamentos diários para controlar, por exemplo, o diabetes, o colesterol, a pressão arterial etc., esquecer de tomar os comprimidos é algo a ser evitado. Nesse caso, programar alarmes, que podem ser nos celulares, é bem legal para lembrar os horários corretos de tomar os medicamentos.
    Além disso, é claro que a visita regular ao médico que acompanha o idoso é um compromisso inadiável. É esse profissional que vai acompanhar a evolução do quadro do paciente e fazer ajustes na medicação para o controle de doenças.
  4. O sedentarismo é um dos grandes inimigos de qualquer pessoa, e isso não é diferente para quem tem mais de 60 anos. Nessa faixa de idade, a regra é mexer o corpo, respeitando os limites individuais. Por conta disso, é sempre recomendável conversar com o médico sobre as atividades físicas mais indicadas para a pessoa.
    Entre as atividades indicadas para os mais maduros estão: caminhada, yoga, dança, tai chi chuan. Além dessas, a musculação é muito boa para reforçar a musculatura e os ossos, os quais vão sendo prejudicados com o passar dos anos.
    Especialmente para a saúde mental, a meditação é uma das práticas indicadas, além de yoga e tai chi.
  5. Tomar sol diariamente ativa a Vitamina D presente na pele, reforçando a saúde dos ossos, os quais vão se tornando mais frágeis com o passar da idade. Bastam 15 a 20 minutos por dia, expondo pernas e braços diretamente sob os raios solares para colher seus benefícios.
  6. Para evitar a degradação da memória na velhice, a pessoa deve recorrer a estímulos cognitivos. Isso é obtido de forma divertida, através de palavras cruzadas, sudoku, exercícios de raciocínio, jogos de memória, quebra-cabeças. Outra atividade super indicada é o aprendizado de um novo idioma.
  7. Investir em um hobby costuma trazer alegria para a vida dos idosos, e também acaba funcionando como estímulo cognitivo. São várias as opções: jardinagem, artesanato, tricô, crochê, gastronomia. Bons resultados também são colhidos quando o idoso se dedica a algum trabalho voluntário. Além de ocupar o tempo e se sentir útil, há um ganho extra com a sensação de estar ajudando o próximo.

Garantia de diversão

Tenha em mente que se divertir não tem preço. Entre atividades divertidas, está também assistir filmes e séries. Algumas, que são focadas no envelhecimento, podem ainda trazer muitas risadas. Confira algumas sugestões:

  • Grace e Frankie – É uma série de comédia de 2015, que teve seis temporadas e promete boas risadas. Grace e Frankie são duas amigas que estão encarando a temida terceira idade, mas não da forma que imaginavam. Quando os seus respectivos maridos revelam que estão apaixonados um pelo outro e planejam se casar, a vida delas é virada de cabeça para baixo. No elenco: Jane Fonda, Luly Tomlin e Martin Sheen.
  • O Método Kominsky – Série de 2018 que tem como protagonista Michael Douglas. Ele interpreta Sandy Kominsky, um talentoso e sortudo homem, que rapidamente se consagra como um ator de sucesso de Hollywood. Por outro lado, seu agente e melhor amigo Norman até acompanha o glamour do colega, mas não esquece dos problemas de sua própria vida. A dupla de idosos transforma em comédia as dificuldades de envelhecer, além de contar histórias inspiradoras.
  • Despedida em Grande Estilo – Filme de comédia, de 2017, traz um grande elenco. Morgan Freeman, Michael Caine e Alan Arkin interpretam três amigos há décadas, que levam uma vida pacata, mas sofrem com problemas financeiros. Até que elaboram um plano para assaltar um banco. É a vez de os idosos se rebelarem contra a exploração dos bancos.
  • As Rainhas da Torcida – Filme de comédia e de dança, de 2019, estrelado por Diane Keaton. O cenário é uma comunidade de aposentados, com ruas cercadas por palmeiras. É ali que surge uma equipe de líderes de torcida de mulheres com mais de 60 anos.
  • RED: Aposentados e Perigosos – Filme de comédia de ação de 2010, que traz no elenco Bruce Willis, John Malkovich, Hellen Mirren e Mary-Louise Parker.  O filme retrata um grupo de aposentados que se unem para proteger suas famílias. O roteiro mostra que a disposição de um idoso pode ser maior que a de um jovem, desmistificando a imagem do velho inativo. Em 2013, o filme rendeu uma continuação: RED 2 – Aposentados e Ainda Mais Perigosos.

Fontes:

https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/20980-numero-de-idosos-cresce-18-em-5-anos-e-ultrapassa-30-milhoes-em-2017

https://www.netflix.com/br/title/80017537

https://www.netflix.com/br/title/80201680

http://www.adorocinema.com/filmes/filme-233405/

http://www.adorocinema.com/busca/?q=as+rainhas+da+torcida

http://www.adorocinema.com/filmes/filme-146229/

COMPARTILHAR:

CONTEÚDOS RELACIONADOS

EDITORIA
O que é o Alzheimer?
EDITORIA
O que é Transtorno de Ansiedade Generalizada?
EDITORIA
O que é Depressão?