VOLTAR

Atividade física e a saúde mental

A atividade física regular, além de melhorar o condicionamento físico como um todo, traz uma série de vantagens que incluem o bem-estar corporal e interfere até mesmo na saúde emocional.
A prática regular de atividades físicas, sem dúvida, ajuda consideravelmente todas as pessoas, seja ao ar livre ou em outros ambientes, contribuindo para um maior rendimento nas atividades da vida diária.
Uma pesquisa realizada com 23 mulheres, em idade entre 60 e 70 anos, submetidas a 60 minutos de caminhada, três vezes por semana, além de exercícios de alongamento e flexibilidade, favoreceu a saúde mental em diversos aspectos, já que houve melhorias na atenção memória, agilidade e no padrão de humor comparado a um outro grupo de 17 mulheres sedentárias.1

No âmbito de saúde mental, ter uma qualidade de vida significa muito mais do que a melhora dos sintomas. Inclui vários fatores como resgate das habilidades sociais, moradia, trabalho, educação, lazer e bem-estar psicológico.

Pessoas com hipertensão arterial, obesidade e diabetes, entre outros problemas de saúde, podem se beneficiar da prática de atividades físicas regulares. Estas interferem de forma positiva no controle dessas doenças e no próprio estilo de vida, incluindo a saúde emocional.

Outro importante benefício das atividades físicas diz respeito ao estresse e ao alívio de tensões do dia a dia. Realizando sessões regulares, em especial ao ar livre, é possível ainda promover ganhos para a vida e a saúde. Existe interação direta entre atividade física e o relaxamento, por exemplo, e essa prática é eficaz tanto na prevenção quanto no tratamento e reabilitação de pessoas com transtornos mentais.
Realizar exercícios físicos para melhorar a saúde mental é uma boa alternativa, de baixo custo e acessível para toda a população. Além de ser benéfica para o corpo e a mente, é possível praticar esportes em grupo como vôlei e futebol, promovendo a convivência entre as pessoas. Com isso, as atividades físicas se tornam aliadas da autoestima e do bem-estar e são altamente recomendadas.

Referências:
Antunes HKM, Santos RF, Cassilhas R et al. Exercício físico e função cognitiva: uma revisão. Rev Bras Med Esporte. 2006; 12(2): 108-114.
Martinez E. La actividad fisica en el émbito de la salud pública. Revista Brasileira Atividade Física e Saúde. 1999; (4)2:62-76.

COMPARTILHAR:

CONTEÚDOS RELACIONADOS

EDITORIA
O que é o Alzheimer?
EDITORIA
O que é Transtorno de Ansiedade Generalizada?
EDITORIA
O que é Depressão?