VOLTAR

Descobrindo a saúde mental através do entretenimento – Filmes

Rilley é uma garotinha de 11 anos, que passa por vários dilemas, principalmente desencadeados ao mudar de cidade com seus pais. O que se passa dentro da cabeça e como as emoções – Alegria, Tristeza, Medo, Raiva e Nojo – se portam diante do “mundo novo” de Rilley compõem o enredo de Divertida Mente, sucesso da Disney e Pixar. 

A animação mostra ainda como as cinco emoções processam as informações e armazenam as memórias.

Divertida Mente, sem dúvidas, diverte, mas também trata de conceitos respaldados pela ciência. Aliás, psicólogos e neurologistas foram consultados durante a preparação do roteiro. 

Ao assistir, dá para perceber vários aspectos da mente, por exemplo, como enxergamos o mundo e como lidamos com o que acontece ao nosso redor.

Uma curiosidade é que o diretor do filme, Pete Docter, começou a desenvolvê-lo depois de perceber mudanças na personalidade de sua filha. 

Se você quer mergulhar na mente e descobrir o que está por trás da saúde mental, pode começar com Divertida Mente. Entretanto, há muitas opções de filmes, séries e livros, que vão te ajudar a entender os comportamentos humanos e também os detalhes de algumas doenças que abalam a saúde mental.

Saúde mental em filmes

Existem muitos filmes que abordam doenças mentais específicas, e muitos deles baseados em fatos verídicos.

  1. Querido Menino é um filme baseado no best-seller de mesmo nome, escrito por David Sheff, que conta a saga de sua própria família. A história da luta contra o vício em metanfetamina do filho mais velho de David e o impacto na família Sheff são inspiradores.
  2. O Lado Bom da Vida aborda o tema do transtorno bipolar. Como se adaptar, a buscar alternativas? Os protagonistas deste filme encontram as respostas na dança.
  3. Uma Mente Brilhante conta a história real de John Forbes Nash Jr., reconhecido como gênio da matemática aos 21 anos. Ainda jovem começam os sinais de esquizofrenia (ele ouvia vozes e buscava o isolamento) e sua luta contra a doença. Anos depois ele ganha um prêmio Nobel. 
  4. A esquizofrenia também é retratada em O Solista, baseado na história real de um morador de rua que toca violino e violoncelo. 
  5. Outra cinebiografia é O Aviador, sobre o multimilionário americano Howard Hughes, apaixonado por aviões. Com transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), ele decide fazer um filme sobre a Segunda Guerra Mundial, que leva três anos para ficar pronto, principalmente pelo comportamento perfeccionista do magnata.
  6. Perfeccionismo e obsessão é o que vem à tona em Cisne Negro, que é recheada de atitudes psicóticas da bailarina protagonista. 
  7. Há uma reunião de transtornos mentais em Garota, Interrompida, que se passa nos anos 1960. A protagonista tem transtorno de personalidade limítrofe (ou borderline), diagnosticada após tentar o suicídio, e é internada num hospital psiquiátrico. Lá, passa a conviver com outras mulheres com diferentes transtornos: tem a sociopata, a que sofre de anorexia, a viciada em laxantes (e em frango), a mentirosa patológica, entre outros.
  8. O autismo é retratado na comédia romântica Adam, sobre o súbito interesse do engenheiro com síndrome de Asperger ao conhecer a nova vizinha.
  9. Feed é mais um título baseado em história real. Ele foi escrito, produzido e estrelado por Troian Belissario, que conta sua experiência pessoal com os distúrbios alimentares e sua difícil jornada de recuperação. Ela teve anorexia quando seu irmão gêmeo morreu num acidente de carro, enquanto ela sobreviveu.
  10. Destaque também para Amizades Improváveis, filme centrado na relação entre um jovem com distrofia muscular degenerativa e um cuidador, o qual sofre com a perda do filho e um pedido de divórcio. O garoto apego à rotina e rebelde a mudanças, pouco a pouco vai mudando. Troca ideias, conta histórias, estabelece metas e busca objetivos que deem sentido à sua vida e também à vida do cuidador.

Bom divertimento!

Fontes:

https://blog.cenatcursos.com.br/10-filmes-que-todo-apaixonado-por-psicologia-e-saude-mental-deveria-ver-blog-cenat/
https://www.guiadasemana.com.br/filmes-e-series/galeria/filmes-que-abordam-a-saude-mental-para-assistir-no-streaming
https://saude.abril.com.br/bem-estar/9-coisas-que-o-filme-divertida-mente-nos-ensina-sobre-o-cerebro-e-as-emocoes/


COMPARTILHAR:

CONTEÚDOS RELACIONADOS

EDITORIA
O que é o Alzheimer?
EDITORIA
O que é Transtorno de Ansiedade Generalizada?
EDITORIA
O que é Depressão?