VOLTAR

Hábitos positivos para você começar a adotar neste ano

“Adeus, ano velho!
Feliz ano novo!
Que tudo se realize
No ano que vai nascer!

É só ouvir esse trecho da canção composta por David Nasser e Francisco Alves e gravada pela primeira vez pelo cantor paulista João Dias em 1951, que surgem as expectativas para o ano “vindouro” – termo usado aqui só para manter o clima do século passado.

Agora, fincando o pé no presente, vamos dar adeus a um ano que dificilmente será esquecido, por conta da pandemia de Covid-19 e tudo o que ela trouxe para nosso cotidiano. “Adeus, 2020” – já vai tarde, diriam muitos – e que venha um 2021 realmente novo.

Além dos desejos por uma vacina que nos livre do novo coronavírus, normalmente nesta época somos inundados por pensamentos positivos. Analisamos o que não funcionou bem até então ou que não nos fez felizes, para traçarmos metas e planos – muitos deles, audaciosos – para o ano que vai entrar.

São muitas as possibilidades de metas a serem traçadas. Viajar, trocar de carro, comprar uma casa, renovar o que tem dentro do guarda-roupa ou qualquer coisa que dependa de dinheiro são alguns dos sonhos mais comuns das pessoas.

Entretanto, até como aprendizado do período de isolamento, vem à tona outros tipos de desejos, que nos tragam mais bem-estar, que melhorem nossa saúde física e principalmente a saúde mental. Nessa seara, na base para a conquista desses sonhos estão, quase sempre, mudanças de hábitos. 

Sugestões para sua lista de desejos

Quando nosso objetivo visa uma melhor qualidade de vida de um modo geral, precisamos repensar nossos hábitos diários. O que é benéfico que falta no cotidiano? O que é maléfico, e que é preciso mudar ou abandonar?

  1. Alimentação – Consumir alimentos mais saudáveis impacta no corpo e na mente. Frutas, verduras e legumes devem estar presentes em cada refeição. Se puderem ser orgânicos, melhor ainda. Não esqueça que eles precisam ser bem higienizados antes do consumo.
    A refeição, porém, só é completa se também tiver proteína e carboidrato. O segredo é o equilíbrio entre os grupos de alimentos. Mas não precisa ser expert para montar um prato equilibrado. A dica é: faça pratos coloridos; quanto mais cor, melhor.
    Por outro lado, deve-se evitar alimentos muito processados e os embutidos, além de frituras e gorduras em excesso.
    Cuidado ainda com os doces, já que o consumo de açúcar em excesso é prejudicial à saúde.

  2. Hidratação – Tome muita água todos os dias. Vale também chás sem açúcar, água de coco e sucos naturais.
    Quanto às outras bebidas, a dica é cautela. Deixe os refrigerantes e bebidas alcoólicas, por exemplo, somente para ocasiões especiais, e não que façam parte de hábitos diários.

  3. Relacionamentos – Durante a pandemia, percebemos como as relações afetivas nos são importantes para a saúde mental. Enquanto a recomendação for pelo distanciamento, mantenha contatos virtuais com os entes queridos. Depois desse período, invista nos encontros presenciais com a família e com os amigos, sempre que possível.
  4. Natureza – O contato com a natureza parece renovar nossa energia. E, se faz bem, por que não planejar mais tempo junto a ela?

  5. Atividade física – Pelo menos três vezes por semana deve ser a meta de atividades físicas regulares. Não importa qual atividade ou esporte praticar, mas que haja regularidade. Isso não só melhora a saúde física, mas também a saúde mental, já que promove a sensação de bem-estar e aumenta a autoestima.

  6. Tempo – Por mais corrido que seja o dia a dia, é possível encontrar tempo para tudo. É só aprender a planejar o tempo. E, nesse planejamento, não deixe de fora tempo para si mesmo, para o autocuidado. Cuide de você por fora (pele, cabelos etc.) e por dentro – aqui, vale meditação, yoga, tai-chi-chuan e até atividades ligadas à religiosidade. Os ganhos irão para sua saúde mental.

  7. Desapego – Tudo aquilo que não faz bem ou não tem utilidade merece uma atenção especial nos desejos para 2021. Faça uma “limpa” na sua casa e no seu escritório; o que não serve ou não é utilizado pode ser útil para outra pessoa. O ato de doar faz um bem incrível ao nosso emocional.
    Também abandone hábitos não saudáveis. Parar de fumar, por exemplo, costuma ser o maior desejo para a maioria dos fumantes. Que tal estar nos planos para o ano novo? Largar um vício é um grande desafio, sem dúvida, e para ter sucesso, faça um planejamento. Há quem consegue parar de uma vez; outros precisam reduzir dia após dia, recorrer a apoio psicológico ou a tratamento com medicação. O importante é traçar o planejamento e seguir firme adiante.

O clima é propício para sonhar, acreditar e realizar. Não importa se o sonho é antigo ou recente. Entretanto, o desafio está em concretizar o que foi desejado. Segundo a pesquisa do Statistic Brain Research Institute, 50% dos que fazem planos para o próximo ano desistem logo no decorrer do mês de janeiro.

Promessas que ficam só na intenção

Mas por que essa triste estatística? Sem contar os sonhos irreais, quase impossíveis de se concretizarem, costuma faltar planejamento e persistência para transformar um sonho em realidade.

É como ler um livro, compara o historiador Leandro Karnal. Até começamos, mas muitas vezes desistimos de continuar a ler. Karnal diz que, se não entendeu uma parte do livro, volte e releia o trecho, para então ir adiante com persistência. 

“Assim, passo a passo, constrói-se aquilo que se queira fazer”, disse ele durante uma palestra, completando: “Caminhante, não há caminho. Caminho se faz ao caminhar”.

Para ele, tomar uma decisão por algo que se deseja não vai se tornar realidade, como num passe de mágica, se não for seguida de uma ação e, depois, outra ação. E, se perceber um erro, refaça o plano, tome nova decisão e aja; e assim por diante. “É um esforço permanente para construir uma vida válida.”

Além disso, manter o foco no que se deseja é essencial durante todo o caminho. “Pense que ali começa o primeiro dia do resto de sua vida”, destaca Karnal. 

Pronto para fazer sua lista de desejos para 2021? Não deixe de priorizar novos hábitos para começar o Ano Novo de forma bem positiva.

Fontes:

Leandro Karnal: https://www.youtube.com/watch?v=itRE_2qW_Ws e https://www.youtube.com/watch?v=YMlP0rGDLl4&list=PLyvMMekyJGJa7REFbVMd3RbYhzaOrdHzG&index=27

https://f5.folha.uol.com.br/viva-bem/2020/02/metade-das-pessoas-que-criam-metas-de-ano-novo-desiste-antes-do-carnaval-diz-pesquisa.shtml

https://www.westwing.com.br/revista/lifestyle/promessas-de-ano-novo/

COMPARTILHAR:

CONTEÚDOS RELACIONADOS

EDITORIA
O que é o Alzheimer?
EDITORIA
O que é Transtorno de Ansiedade Generalizada?
EDITORIA
O que é Depressão?