VOLTAR

Por que preciso também ter um diagnóstico de minha Saúde Mental?

A saúde mental é uma parte integrante e essencial da saúde, e, este conceito está bem definido pela Organização Mundial da Saúde, pois saúde deve ser compreendia como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade.” Várias publicações vêm demonstrando que a saúde mental afeta a saúde física, bem como as alterações da saúde física apresentam consequências na saúde mental.

O grande número de pessoas afetadas, a incapacidade associada aos transtornos mentais, doenças neurológicas e transtornos por uso de substâncias, considerando-se ainda eficácia dos tratamentos disponíveis, enfatiza a importância da saúde mental integrada nos sistemas de saúde.

Quando falamos em transtornos mentais, estamos abrangendo uma variedade de doenças, com diferentes sintomas. Entretanto, estas doenças se caracterizam por certas combinações de pensamentos, emoções, comportamentos e relacionamentos anormais com os outros. Exemplos são esquizofrenia, depressão, deficiências intelectuais e transtornos por uso de substâncias. A maioria desses distúrbios pode ser tratada com sucesso.

A assistência em saúde mental e seus serviços devem garantir acesso a cuidados sem qualquer forma de violação dos direitos humanos

O diagnóstico para a maioria das doenças mentais é realizado por especialistas após consultas clínicas, análise dos sintomas e com solicitação de exames mais específicos quando necessário. Através do diagnóstico correto, é possível realizar tratamento adequado para o paciente, que pode ser medicamentoso ou não, ou a combinação de ambos. Quando há demora no diagnóstico e falta de informações precisas, o paciente pode ser prejudicado.

Existem várias técnicas que colaboram para o levantamento de um diagnóstico em psiquiatria, podendo incluir entrevista com o paciente, testes e questionários psicológicos e resultados de exames neurofisiológicos, por neuroimagem ou neuroquímicos.

Em uma doença mental podem estar presentes vários sinais e sintomas ao mesmo tempo, assim como um mesmo sintoma pode pertencer a diferentes doenças. Esses fatores podem dificultar e confundir o profissional de saúde quanto à conclusão de um diagnóstico fechado.

Os pacientes devem buscar ajuda de um médico especializado e devem ser observados por toda a equipe multiprofissional que o atende a fim de monitorar sua condição clínica e ajustar seu tratamento sempre que necessário. Algumas doenças mentais podem progredir rapidamente, sendo necessária precaução e medidas de pronto atendimento.

Outro aspecto importante é que a participação de familiares, amigos e demais pessoas próximas é muito importante, tanto para aconselhar como indicar a busca por especialistas. As doenças mentais podem afetar muito o comportamento e inclusive o rendimento profissional, por exemplo, e o devido diagnóstico é um diferencial e tanto para conseguir atingir objetivos de melhorias.

“São direitos da pessoa portadora de transtorno mental:

I – ter acesso ao melhor tratamento do sistema de saúde, consentâneo às suas necessidades;
II – ser tratada com humanidade e respeito e no interesse exclusivo de beneficiar sua saúde, visando alcançar sua recuperação pela inserção na família, no trabalho e na comunidade;
III – ser protegida contra qualquer forma de abuso e exploração;
IV – ter garantia de sigilo nas informações prestadas;
V – ter direito à presença médica, em qualquer tempo, para esclarecer a necessidade ou não de sua hospitalização involuntária;
VI – ter livre acesso aos meios de comunicação disponíveis;
VII – receber o maior número de informações a respeito de sua doença e de seu tratamento;
VIII – ser tratada em ambiente terapêutico pelos meios menos invasivos possíveis;
IX – ser tratada, preferencialmente, em serviços comunitários de saúde mental”

Referência:
Ministério da Saúde. Profissionalização de auxiliares de enfermagem: cadernos do aluno: saúde mental. 2. ed., 1.a reimpr. – Brasília: Ministério da Saúde; Rio de Janeiro: Fiocruz, 2003.
World Health Organization. Mental disorders [Internet]. 2019 [acesso 06 mar 2020]. Disponível em: https://www.who.int/en/news-room/fact-sheets/detail/mental-disorders
World Health Organization. Mental health: strengthening our response [Internet]. 2018 [acesso 06 mar 2020]. Disponível em: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/mental-health-strengthening-our-response
BRASIL. Resolução N° 8, de 14 de agosto de 2019. Dispõe sobre soluções preventivas de violação e garantidoras de direitos aos portadores de transtornos mentais e usuários problemáticos de álcool e outras drogas Disponível em: http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=23/08/2019&jornal=515&pagina=55)

COMPARTILHAR:

CONTEÚDOS RELACIONADOS

EDITORIA
O que é o Alzheimer?
EDITORIA
O que é Transtorno de Ansiedade Generalizada?
EDITORIA
O que é Depressão?