VOLTAR

Setembro Amarelo: Aplicativos para combater ao suicídio

Já estamos no Setembro Amarelo, o mês de prevenção ao suicídio. A boa notícia é que percebemos um avanço na conscientização, com um maior número de pessoas se dedicando de alguma forma a auxiliar outras que estão com uma dor tão profunda que chegam a pensar em tirar a própria vida. 

Mesmo assim, é ainda uma grande preocupação. Frequentemente, a pessoa que pensa em suicídio tem dificuldades em conversar sobre seu sofrimento com pessoas próximas, por vergonha ou por achar que não será bem acolhida. 

Principalmente para essas, mas também para quem até tem apoio de familiares e amigos, vários aplicativos para celular se propõem a amenizar o sofrimento das pessoas. Selecionamos alguns especialmente para quem busca formas de se sentir melhor (a maioria deles tem parte do conteúdo só para assinantes).

Cíngulo: Autoconhecimento
4,9 estrelas (147 mil avaliações) na Google Play Store
5 estrelas (49,9 mil avaliações) na Apple Store

Criado por dois psiquiatras e PhDs em neurociências, o app ajuda no desenvolvimento pessoal e no bem-estar emocional. O Cíngulo pode ser usado por conta própria na privacidade da sua casa ou como complementar à psicoterapia com psicólogo e autodesenvolvimento com coach.

Ele oferece testes periódicos de autoavaliação, conteúdos voltados à ansiedade, estresse, autoestima, insegurança, depressão, entre outros. Há ainda sessões guiadas de meditação, diário emocional, técnicas para a resolução rápida de crises emocionais agudas.

Lojong Meditação e Mindfulness
4,9 estrelas (83,7 mil avaliações) na Google Play Store
4,9 estrelas (18 mil avaliações) na Apple Store

Focado em meditação guiada, relaxamento e cultivo da felicidade. Há práticas para alívio da ansiedade e controle do estresse, para melhorar a qualidade do sono e dormir bem, acalmar e relaxar a mente, entre outros. Oferece ainda diário de gratidão e programas de treinamento da mente.

Atmosphere
4,7 estrelas (14,6 mil avaliações) na Google Play Store
4,8 estrelas (260 avaliações) na Apple Store

Aplicativo de terapia binaural, técnica que utiliza ondas sonoras. Ele dispõe de ampla variedade de ondas binaurais para qualquer tipo de problema, mas o usuário também pode criar suas próprias ondas alfa, beta, tetha, gama ou delta. Indicado para sessões de meditação, exercícios respiratórios, relaxamento, ioga, para aliviar o estresse e combater a ansiedade e a insônia.

Rede do Bem
4,7 estrelas (7,5 mil avaliações) na Google Play Store
4,8 estrelas (1,4 mil avaliações) na Apple Store

Foi criado para ser um espaço para que as pessoas possam ajudar e serem ajudadas. Nele, as pessoas podem compartilhar seus desabafos, agradecimentos e problemas, mas também serve para darem opiniões e conselhos. É possível até se manter anônimo. O app também envia frases diárias de autoajuda e de reflexão.

Controle e Monitor: Ansiedade, Humor e Autoestima
4,7 estrelas (21,9 mil avaliações) na Google Play Store

É um diário do humor pessoal e privado, que permite acompanhar o humor, ânimo, ansiedade, autoestima e depressão. A partir de diversos testes psicológicos de auto aplicação, são gerados relatórios para monitorar a condição do usuário. 

Conta ainda com atividades para ajudar em crise de ansiedade, como desafios do bem, exercícios de respiração e fidget spinner (brinquedo giratório que ajuda a acalmar e a diminuir a ansiedade).

Diário Controle de Humor
4,6 estrelas (332 mil avaliações) na Google Play Store
4,8 estrelas (3,6 mil avaliações) na Apple Store

Também chamado Daylio, ele disponibiliza um diário privado, que pode ser usado para traçar metas saudáveis, monitorar o humor, focar na saúde mental etc. O Daylio coleta atividades e humores registrados nas estatísticas e no calendário, que ajuda a pessoa a compreender melhor os hábitos, assim como as evoluções de metas traçadas.

Zen
4,6 estrelas (23,9 mil avaliações) na Google Play Store
4,7 estrelas (2,3 mil avaliações) na Apple Store

Aplicativo com variedade de programas, exercícios, jornadas e cursos (áudio, texto e vídeo) com o objetivo de ajudar no autoconhecimento e em transformação da saúde física e emocional. Inclui práticas de mindfulness, de meditação guiada, de relaxamento com os mantras, assim como uma série de sons e canções com objetivos diversos. Tem também uma ferramenta de monitoramento de humor, para o acompanhamento do status emocional.


Be Okay
4,5 estrelas (175 avaliações) na Google Play Store
5 estrelas (138 avaliações) na Apple Store

Aqui, a pessoa tem acesso a várias técnicas calmantes, que ajudam em sentimentos de ansiedade e ataques de pânico, como exercícios respiratórios, sons calmantes e relaxantes. É possível manter registros de ansiedade e de ataques de pânico, que ajudam a identificar gatilhos e a prever crises. Também permite a importação de fotos que fazem a pessoa se sentir bem e até chamar um contato de emergência pessoal, que pode ser cadastrado pelo usuário. 

Hepi
4,4 estrelas (189 avaliações) na Google Play Store

Este app aplica uma série de perguntas baseadas no teste do psiquiatra Aaron Becker, cujas respostas indicam os níveis de depressão de uma pessoa. O teste gratuito leva cerca de 10 minutos. O Hepi apenas fornece um diagnóstico preliminar; não dispensa aquele feito por um profissional. O app também indica profissionais próximos do usuário

Querida Ansiedade
4,3 estrelas (8,9 mil) na Google Play Store
3,7 estrelas (144 avaliações) na Apple Store

Aplicativo desenvolvido com o objetivo de informar, esclarecer e proporcionar formas mais saudáveis de conviver com a ansiedade, com base no autoconhecimento e respeito a si mesmo. Também destaca que não substitui a psicoterapia, recomendando, inclusive, que ao sentir necessidade um psicólogo deve ser procurado.

Tá tudo bem?
4,2 estrelas (648 avaliações) na Google Play Store

O objetivo do aplicativo, supervisionado por um profissional da psicologia, é voltado à prevenção ao suicídio. Além de divulgar informações a respeito do tema, oferece ferramentas de apoio emocional, como o diário de gratidão, lista de razões para viver, notificações motivacionais. No app, a pessoa pode até ligar gratuitamente para o CVV – Centro de Valorização da Vida. O aplicativo ressalta não possuir vínculo com o CVV e nem substitui ajuda médica e profissional.

BestHelp
4 estrelas (8,6 mil avaliações) na Google Play Store

Aplicativo de chat que se propõe a ser um espaço para pessoas conseguirem fazer perguntas de forma anônima e receber conselhos e apoio, mas também até ajuda psicológica de profissionais que possam estar no chat naquele momento. 

PSI
Como um modelo de plataforma para encontrar algum profissional, PSI é um aplicativo para pessoas que buscam atendimento psicológico presencial ou online (por videoconferência), cujas consultas custam R$ 100 ou R$ 70, respectivamente. Tanto o agendamento quanto o pagamento são realizados no próprio app.

Todos esses apps têm em comum a proposta de oferecer apoio ou ajuda para quem está em sofrimento emocional. Escolha se quer ser ouvido por alguém ou aprender alguma técnica que traga uma paz interior. O importante é perceber que não está sozinho e não se entregar à dor. 

Fontes:

https://play.google.com/store

https://www.apple.com/br/app-store/

COMPARTILHAR:

CONTEÚDOS RELACIONADOS

EDITORIA
O que é o Alzheimer?
EDITORIA
O que é Transtorno de Ansiedade Generalizada?
EDITORIA
O que é Depressão?